sexta-feira, 31 de maio de 2013

Avifauna - tucano de bico verde e toco

Tucano de bico verde (Ramphastos dicolorus) 
Tucano toco (Ramphastos toco albogularis)

Alimenta-se dos frutos da palmeira açaí , é um grande aliado da mata pois ajuda a espalhar as sementes num raio de 1 km da planta mãe , reflorestando para no futuro ter novas fontes de alimentação. 







Avifauna - Tiê Sangue

Tiê Sangue (Ramphocelus bresillius dorsalis)

Este é um macho vermelho e a fêmea marrom avermelhada , pássaro difícil de ser fotografado muito arisco , devido sua plumagem viva ele tem que estar sempre em alerta , aos possíveis ataques de predadores, sendo assim quando em pouso se alimenta rápido movimentando a cabeça olhando em toda sua volta e se assusta com o menor movimento alçando voo. Alimenta-se de várias frutas dando preferencia a banana e mamão. observação: muito territorialista.





Avifauna - Sabiá preto

Sabiá preto (Platycichla f. flavipes)

Ave de 20,5 cm macho tendo coloração negra, cabeça, asa e calda, cinzento quase negro o resto do corpo. Bico, pálpebras e pés amarelo. Fêmea parda olivácea bem escura. Macho jovem tem a cor da fêmea, só adquirindo a plumagem negra na segunda mudança de pena período esse que leva dois anos para se completar e tem início em agosto do primeiro ano.






Avifauna - Tagará rabequista

Tagará rabequista (Chiroxiphia caudata)

Os caiçaras deram-no este nome devido ao som emitido na época do acasalamento, onde cinco a seis machos dançam num cipó para ser escolhido pela fêmea que por sua vez tem coloração verde oliva, ela escolhera apenas um macho para o acasalamento. O som emitido por eles é semelhante ao que é produzido por um instrumento de corda chamado rabeca (violino artesanal). Devido a sua plumagem de cores chamativas optam por matas bem densas, dificultando os ataques dos possíveis predadores. Alimenta-se de frutas silvestres da Mata Atlântica época boa para se observar de maio a setembro.



Avifauna - surucuá de barriga amarela

surucuá de barriga amarela (Trogom v. viridis)

Este é um macho encontrado na trilha do Bonete (Ilhabela SP) , alimenta-se tanto de inseto como frutas silvestres encontrada na mata-atlântica, pássaro dócil , fica horas pousado no mesmo galho saindo apenas em vôos curtos para se alimentar e voltando ao mesmo lugar origem. 





Avifauna - Jacutinga

Jacutinga (Pipile jacutinga)

Encontrada na mata atlântica é uma ave de grande porte ( 74 cm de comprimento e 1,4 kg de peso), dócil deixa se aproximar para fotografar , principalmente quando esta se alimentando. É rara ver - las na trilha os melhores horários para encontra-las são pela manha e final de tarde. Alimenta-se de frutas silvestres existente em grande quantidade, habita a mata espeça realiza migração altitudinais no período entre maio e agosto.Vindo para lugares mais baixos onde as frutas antecedem o amadurecimento em função da temperatura.